06/May/2024
Propriedades rurais do interior do Rio Grande do Sul estão isoladas por causa dos efeitos das chuvas que assolam o Estado. A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) relatou o impacto, provocado pela queda de barreiras em estradas e vias vicinais, além dos alagamentos. Segundo a Gadolando, a produção de leite está reduzida e há dificuldade em escoá-lo.
Muitas propriedades estão alagadas e isoladas por causa da queda de barreiras, o que significa o não recolhimento de leite e, portanto, o não abastecimento à indústria que, por sua vez, não tem mais embalagens para o envasamento do pouco produto que chega. Os produtores rurais também enfrentam a falta de combustível e alimentação para as vacas em suas fazendas. Há propriedades, com grande número de vacas, que estão ordenhando uma vez ao dia só porque têm pouquíssimo combustível.
Não conseguem buscar mais e estão tocando os geradores com este combustível. Os produtores estão fazendo alguns trajetos a pé, pegando óleo em pequenas quantidades, enquanto for possível. Há relatos de diminuição de ração para os animais, pois faltará o produto em alguns estabelecimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.