ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Apr/2024

EUA: traços do vírus gripe aviária no leite do varejo

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) encontrou traços do vírus da gripe aviária em um quinto das amostras testadas de leite pasteurizado do varejo. Autoridades de saúde e o governo federal estão cada vez mais preocupados com a propagação do vírus no rebanho leiteiro do país. A gripe aviária foi detectada em vacas leiteiras pela primeira vez no fim de março, no Texas e no Novo México. No começo do surto, agências federais não demonstraram preocupação, mas agora o tom parece estar mudando. Os resultados positivos nos testes da FDA podem indicar que havia no leite apenas material genético dos vírus que foram destruídos na pasteurização, e não vírus vivos que poderiam infectar um consumidor. Os resultados não mudaram a convicção de que o leite comercializado no varejo é seguro, mas a FDA está realizando testes adicionais.

Cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos continuam afirmando que o risco para a saúde pública é baixo. Segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Kansas, apesar da percepção de baixo risco para humanos, os testes mostraram que muitas vacas parecem estar infectadas. Isso diz que o vírus muito provavelmente está mais disseminado do que se imaginava. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está exigindo que rebanhos de gado leiteiro em trânsito entre Estados sejam testados para gripe aviária a partir desta segunda-feira (29/04). Desde o fim de março, a gripe aviária já foi detectada em 33 rebanhos leiteiros no Texas, Novo México, Kansas, Idaho, Michigan, Carolina do Norte, Ohio e Dakota do Sul.

O USDA citou ainda a descoberta do vírus no tecido pulmonar de uma vaca leiteira assintomática, o que mostra que vacas aparentemente saudáveis também podem estar com o vírus. Isso levantou questões sobre a possível presença do vírus em gado de corte. Um dos sintomas da gripe aviária em vacas leiteiras é uma queda na produção de leite, mas ainda não se sabe se infecções em gado de corte seriam percebidas necessariamente. Testes para gado de corte ainda não são obrigatórios. O USDA afirmou que o vírus não foi detectado em rebanhos comerciais, e que confia na segurança da oferta de carne bovina do país. Ainda assim, a Colômbia restringiu temporariamente a importação de carne bovina e produtos de carne bovina dos Estados norte-americanos onde vacas leiteiras testaram positivo para gripe aviária. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.