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17/Apr/2024

Lácteos: Coca-Cola abandona segmento no Brasil

A Coca-Cola Company, por meio da Leão Alimentos, acertou a venda da fabricante de lácteos Verde Campo para a Laticínios Porto Alegre, que pertence ao grupo suíço Emmi Group, e para os próprios fundadores da Verde Campo. O negócio marca a saída da Coca-Cola do segmento no Brasil. O valor da operação é mantido em sigilo. Pelo acordo, a Laticínios Porto Alegre terá 70% do capital da Verde Campo, e os outros dois sócios terão 30%. A Emmi Group afirmou que está ampliando ainda mais a posição no mercado brasileiro e aumentando o valor de seu portfólio. Unindo forças com os fundadores da Verde Campo, a marca estará na rota de crescimento rentável. A Coca-Cola tomou a decisão de vender operações em áreas em que sua relevância é pequena. Globalmente, a empresa produzia em torno de 400 tipos de bebidas, mas já anunciou que vai deixar de produzir cerca de metade delas.

Por enquanto, a decisão da Coca-Cola de sair de lácteos ocorreu somente no Brasil. Na América do Norte, a companhia anunciou em 2023 um aporte de US$ 650 milhões em uma fábrica de laticínios nos Estados Unidos, está investindo US$ 133 milhões para ampliar a operação de sucos e lácteos da Jugos del Valle - Santa Clara no México e inaugurou uma indústria de lácteos no Canadá. Na segunda-feira (15/04), a Verde Campo enviou um comunicado aos clientes informando que a venda foi decisão estratégica da Coca-Cola Company, parte da constante avaliação dos ativos da companhia, que permite lapidar o portfólio nos mercados onde opera. A Verde Campo foi fundada em 1999 e vendida para a Coca-Cola, por meio da Leão Alimentos, no fim de 2015. A empresa de Minas Gerais tem como foco a produção de laticínios funcionais, como zero lactose, com alto teor proteico e com probióticos.

Ela processa em torno de 120 mil litros de leite por dia e faturou R$ 423 milhões em 2023. Mesmo que a Coca-Cola tenha mantido o propósito da empresa, ela ainda tem um potencial muito grande e faz sentido voltar para a operação. Segundo a Laticínios Porto Alegre, a operação da Verde Campo seguirá independente. A companhia vai contratar um executivo do mercado para atuar como CEO, e os cerca de 550 empregados atuais serão mantidos após a aquisição. A empresa tem crescido acima de dois dígitos por ano. A ideia com a compra é somar, mantendo o ritmo acelerado de crescimento. As linhas da Verde Campo são complementares ao portfólio da Porto Alegre, o que vai permitir à companhia vender mais itens por varejista. A presença da marca Verde Campo em todas as capitais do País pode ajudar a Porto Alegre a introduzir seus produtos em novas regiões.

A Verde Campo poderá aproveitar a estrutura fabril da Laticínios Porto Alegre para ampliar sua produção no futuro. Com uma capacidade de processamento diário de 1,2 milhão de litros de leite, a Porto Alegre é a terceira maior empresa de laticínios de Minas Gerais. A companhia tem sede em Ponte Nova (MG) e fábricas em Ponte Nova, Mutum (MG), Antonio Carlos (MG), Rio Novo do Sul (ES) e Valença (RJ) e emprega 1,9 mil pessoas. A empresa produz queijos, cremes de queijo, leite UHT, creme de leite, manteiga, leite em pó, soro de leite em pó e iogurtes, com oferta tanto de itens básicos quanto premium. A Laticínios Porto Alegre concentra a maior parte de suas vendas em Minas Gerais e tem ampliado sua participação no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A empresa gerou receita bruta de R$ 1,7 bilhão em 2023 e tem perspectiva de chegar a cerca de R$ 2 bilhões neste ano, sem incluir os ganhos com a aquisição. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.