01/Apr/2024
Para o Rabobank, embora a análise das perspectivas sugira que as margens dos produtores melhorariam na maioria das regiões à medida que o ano avançasse, na China, a expectativa é que o preço do leite cru provavelmente permaneça baixo. É improvável que o padrão nacional de segurança alimentar da China para o leite líquido influencie o comércio deste ano, especificamente as importações de leite em pó integral. A norma ainda está sendo revisada pelo público e ainda não foi implementada. Considerando o tempo necessário para implementá-la, a nova norma sobre as importações de leite em pó integral de 2024 não deve ser um fator de influência importante. Enquanto isso, os dois principais participantes, como Yili e Mengniu, que detêm 87% da participação no valor do UHT, já usaram leite cru de origem nacional para produzir leite UHT. Quando o novo padrão for implementado, isso deverá ter um impacto apenas sobre os participantes menores (menos de 20% de participação no UHT) que costumavam importar leite em pó integral e usar leite reconstituído no UHT.
As principais empresas de lácteos da China registraram avisos de perda de lucro líquido. Essas empresas são: AustAsia Group, China Modern Dairy e China Youran Dairy Group. As prováveis razões por trás disso são uma demanda mais fraca do que o esperado e preços de venda mais baixos para o leite cru e a queda no preço de mercado do gado de corte e das novilhas na China. A margem de lucro bruto é menor do que em 2022, em grande parte devido ao preço mais baixo do leite e aos custos de alimentação comparativamente mais altos. O lucro líquido foi impactado por uma perda decorrente de mudanças no valor justo menos os custos de venda de ativos biológicos, que se deveu principalmente ao impacto da queda no preço de venda do leite cru e à queda no preço de mercado do gado de corte e das novilhas no ano fiscal de 2023. Nos Estados Unidos, a política comercial pode ser o fator mais importante quando se trata de quem os produtores de leite norte-americanos escolherão para presidente em novembro.
Vários tópicos provavelmente estarão na vanguarda das mentes dos produtores antes das eleições nos Estados Unidos. Uma variedade de tópicos impulsionados pela política do governo federal pode afetar os preços dos lácteos, incluindo política comercial, requisitos de sustentabilidade, diretrizes nutricionais ou níveis de financiamento do programa de apoio alimentar. A política comercial provavelmente está na vanguarda desses temas, já que as exportações de lácteos cresceram nos últimos anos e representam uma parcela mais significativa da produção total de leite dos Estados Unidos. Os produtores se lembrarão das abordagens variadas e divergentes que ambos os partidos políticos adotaram nos últimos anos em relação à política comercial, às tarifas e ao novo acesso a mercados estrangeiros. O Rabobank esperava vendas de exportação moderadas de queijo e manteiga nos Estados Unidos, mas é importante lembrar que as vendas de exportação mais fracas dos Estados Unidos em quase todas as categorias de produtos lácteos em 2023 se seguiram a um ano recorde de exportação medido em volume e valor em 2022; embora as exportações de 2023 tenham caído, elas ainda foram mais fortes do que a média de longo prazo.
Ainda assim, a menor demanda de vários países foi um obstáculo para os preços do leite nos últimos meses, com muitas nações asiáticas comprando menos lácteos dos Estados Unidos, mesmo com o aumento das compras do México. Os preços do queijo dos Estados Unidos serão competitivos em relação a outras regiões exportadoras de lácteos importantes, incluindo a União Europeia e a Nova Zelândia, impulsionados pela capacidade ampliada de processamento de queijo dos Estados Unidos e pela demanda doméstica moderada. Isso poderia apoiar as exportações de queijo dos Estados Unidos este ano, uma vez que os compradores globais, especialmente os do México, procuram os Estados Unidos para obter o produto mais acessível. Na manteiga, a história é oposta, com os preços globais e dos Estados Unidos firmemente elevados. Os Estados Unidos não exportam grandes volumes de manteiga e, sem um preço competitivo em relação ao resto do mundo, há pouco incentivo para que os compradores estrangeiros adquiram produtos dos Estados Unidos.
No entanto, a queda no preço da manteiga é limitada, pois as necessidades domésticas continuam robustas. Quanto à probabilidade de um retorno de mais longo prazo à lucratividade, dado o aumento geral lento, mas constante dos preços que o Rabobank espera que se concretize ao longo do ano, a recuperação dos preços não deve ser a mesma em todos os produtos lácteos ou em todas as principais regiões exportadoras, mas quando generalizada, a demanda levemente melhorada superará a oferta ainda lenta de leite para sustentar os preços de modo geral. De fato, os preços da manteiga em todo o mundo tiveram um suporte firme nas últimas semanas, mas no mercado de leite em pó desnatado, mais negociado, observa-se uma recuperação mais lenta dos preços. É difícil proclamar que um retorno de longo prazo à lucratividade seja provável; em vez disso, a volatilidade do mercado deve continuar a ser uma força persistente nos mercados de lácteos.
Finalmente, há espaço para melhorias no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de produtos lácteos. As recentes quedas ano a ano no IPC de produtos lácteos são impulsionadas por uma combinação de altos pontos de dados comparáveis do ano anterior, juntamente com preços mais baixos do leite em 2023 em relação a 2022, que chegaram ao consumidor na forma de produtos lácteos com preços mais baixos. Olhando para o futuro, essa fraqueza provavelmente persistirá no curto prazo, já que os ganhos do IPC foram robustos durante o primeiro semestre de 2023, mas, no final deste ano, o IPC de produtos lácteos poderá voltar a ser positivo com base nos aumentos lentos, mas constantes, do valor das commodities lácteas esperados para os próximos meses. Fonte: Dairy Reporter. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.