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25/Mar/2024

Setor leiteiro e a relação com o mercado de capital

O mercado bancário, amplamente conhecido por sua função na captação de recursos e investimentos, representa o método tradicional de financiamento no Brasil. Por outro lado, o mercado de capitais para o setor agrícola é uma novidade relativa. Isso porque a principal diferença reside no fato de que os bancos emprestam dinheiro, geralmente a curto prazo, enquanto no mercado de capitais as operações permitem prazos mais longos. A Leitíssimo, por exemplo, emitiu CRA no valor de R$ 40 milhões, dentro do Fiagro da Suno. Ressalta-se a especificidade da produção de leite em comparação com os demais setores do agro. Leva cerca de 2 anos entre uma bezerra e a produção de leite.

É diferente das lavouras de soja, açúcar, necessitando um planejamento também distinto, com financiamento de longo prazo. O alinhamento de prazos foi a coisa mais importante para decidir sobre o financiamento. O agronegócio brasileiro é o setor mais globalizado, resiliente e dinâmico da economia nacional. É um contrassenso brasileiro investir pouco no agro. Falta por parte dos produtores e dos empresários rurais o conhecimento do que é o mercado de capitais, e falta por parte do mercado de capitais conhecimento com profundidade o que é o agro brasileiro. O setor precisa comunicar melhor por vários objetivos, um deles é atrair mais o mercado de capitais.

O mercado de capitais pode ou vai ser um direcionador importante do setor para as boas práticas, questões ambientais, sociais e bem-estar animal. Esse tipo de incentivo ao produtor é importante e o mesmo deveria estar mais atento e aberto a esse tipo de investimento. No Brasil, há uma tradição no setor do leite de o produtor querer crescer com o recuso próprio, aí a velocidade fica menor. O mercado de capitais, porém, tem suas especificidades. A primeira é a necessidade de governança e gestão da propriedade rural. Se misturar gastos pessoais com gastos da propriedade, por exemplo, vai pagar juros mais altos. Hoje, 2/3 do financiamento do agro é privado e quando o investidor houve por exemplo pautas como a renegociação de dúvidas, foge.

É preciso entender que o mundo mudou e está todo conectado. Há necessidade de capital para a expansão e a Leitíssimo é bom um negócio: o custo de produção de leite representa apenas 25% da receita. Mas, ao mesmo tempo, produzir leite no Brasil tem seus desafios, desde o ambiente institucional até a própria dificuldade de comprar vacas em grande quantidade e bom status sanitário. O ambiente tropical é desafiador: se, de um lado, há alta produtividade, de outro o manejo pode ser difícil se comparado ao clima temperado. Se o Brasil não encarar seus problemas, continuará dependendo do leite importado e o Brasil não será exportador. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.