ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Mar/2024

Ovos: Lar amplia incubadora e capacidade no PR

A cooperativa Lar inaugurou, na terça-feira (19/03), em Itaipulândia, oeste do Paraná, as obras de ampliação da sua incubadora de ovos para produção de pintinhos de corte, após investimentos de R$ 80 milhões. Com o aporte, a unidade ampliou a capacidade para 20,1 milhões de ovos/mês, quase o dobro da capacidade anterior. A tecnologia instalada no novo incubatório é importada da Holanda e da Bélgica e representará um grande passo na verticalização dos processos da cooperativa.

Os processos automatizados da incubadora também garantem a biossegurança na produção, em que o contato humano com os ovos é o mínimo possível. Além disso, ressalta-se a segurança das aves, cujos pintainhos eram antes comprados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Antes os pintainhos chegavam bastante debilitados para serem distribuídos. Agora, com a própria produção e o que há de ponta em tecnologia, os pintainhos são distribuídos em condições muito melhores.

A unidade, reformada, poderá expedir 634 mil pintainhos por dia, volume que, somado ao potencial da unidade de Santa Helena (PR), garante 95% de autossuficiência na produção da Lar. Em 2023, o Paraná produziu 2,1 bilhões de frangos, liderando o ranking dos Estados, com 34,3% de participação nacional, seguido por Santa Catarina (13,4%) e Rio Grande do Sul (12,5%). Esse foi o melhor resultado da história do Estado, um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior. Em 2022 o Paraná detinha 33,5% de participação na produção nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.