ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mar/2024

Leite: queda nos preços de grãos favorecerá setor

Segundo o Rabobank, os mercados de commodities lácteas mantiveram, em grande parte, sua tendência positiva durante o mês de fevereiro de 2024. Os preços da manteiga continuaram subindo, aumentando 12% no mês de fevereiro de 2024, e estavam 20% mais altos no final de fevereiro do que no início do ano civil. O leite em pó desnatado continua se recuperando, subindo 8% no mês de fevereiro de 2024, enquanto os ganhos do leite em pó integram diminuíram para 1% e os preços do cheddar estagnaram no mesmo mês. O crescimento da oferta de leite dos exportadores globais de lácteos continua tendo dificuldades. Um retorno à expansão significativa da produção nessas regiões levará algum tempo. Os preços mais altos das commodities lácteas se traduzirão em preços mais firmes do leite ao produtor em todas as regiões: um alívio bem-vindo para os produtores que lutaram para obter lucratividade em 2023.

Nesse estágio, é provável que demore até a segunda metade deste ano civil para que os volumes dos pesos pesados da exportação de lácteos voltem a ser positivos. A oferta de leite da Nova Zelândia recuou em janeiro de 2024 em comparação com o ano passado, diminuindo 1,2% em relação ao ano anterior em termos de volume, enquanto os sólidos lácteos também caíram 1% no mesmo período. A oferta de leite está 0,5% menor em relação ao ano anterior para a temporada até janeiro de 2024, em grande parte devido a coletas mais fracas na Ilha do Norte. Apesar da dificuldade de crescimento do pool de leite, a demanda lenta continua sendo a principal influência sobre os preços das commodities e, portanto, sobre os preços previstos na porteira da fazenda. Alguns focos de otimismo na demanda permanecem no principal mercado da Nova Zelândia, a China.

As vendas no varejo e nos serviços de alimentação mostraram alguma força durante o Ano Novo Lunar na China, embora seja muito cedo para declarar uma tendência. O recente equilíbrio de uma oferta mais fraca, combinada com uma demanda mais fraca, mudará lentamente ao longo de 2024, com os preços subindo à medida que a produção de leite continua tendo dificuldades, mas a demanda melhora sutilmente. As margens da fazenda para os produtores de leite do Hemisfério Norte foram desafiadas nos últimos meses na maioria das regiões exportadoras globais. Espera-se que os custos de ração sejam mais baixos este ano, e a previsão é de preços mais baixos de grãos e sementes oleaginosas nos próximos meses. O retorno da lucratividade dos produtores de leite pode levar a uma resposta mais rápida da oferta. Fonte: Rabobank. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.