ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mar/2024

MT: abates de vacas batem recorde em fevereiro

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os abates de vacas de corte em Mato Grosso em fevereiro atingiram a maior quantidade já registrada em toda a série histórica do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT). No mês passado, foram abatidas no Estado 579,52 mil cabeças bovinas, sendo que a participação das fêmeas foi de 56,08%, o maior percentual para o período, somando 324,99 mil fêmeas abatidas em fevereiro.

O intenso envio de fêmeas para o abate tem elevado os abates de Mato Grosso a um patamar bem acima da média dos últimos dez anos. A maior participação dos bovinos dessa categoria é sazonalmente maior no 1º semestre do ano, no entanto, os meses de março costumam apresentar o maior volume de vacas e novilhas no gancho. A depender do ritmo das exportações de carne bovina neste mês, o excesso de oferta pode ser um fator baixista para os preços. O volume de carne bovina exportado por Mato Grosso em fevereiro também bateu recorde para este mês, atingindo 55,19 mil toneladas equivalente carcaça (TEC).

O montante representou aumento de 28,84% ante fevereiro de 2023. Ante janeiro deste ano, o avanço foi de 16,11%. A média diária de exportação de carne bovina do Estado foi de 2,62 mil TEC, maior embarque por dia dos últimos 24 anos. A China segue sendo a principal compradora da proteína de Mato Grosso, adquirindo, em fevereiro, 45,84% de tudo o que foi exportado pelo Estado no período. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.