12/Mar/2024
Além dos anúncios de créditos do Banco Nación para a compra de máquinas agrícolas, o governo da Argentina acrescentou duas linhas de financiamento para a agricultura, uma para a pecuária leiteira e outra para implementar um sistema de leasing (locação/arrendamento) para a compra de máquinas agrícolas usadas. As linhas para a produção de leite são créditos de capital de giro pagáveis em litros de leite, que serão implementados por meio do Banco Argentino de Desenvolvimento (BICE).
Segundo o governo, os produtores de leite precisam de um instrumento para não ficarem sem uma lacuna entre o que investem e o que vendem e a linha poderia ser usada para capital de giro. Nesta semana, o BICE dará detalhes sobre os valores disponíveis, mas, de acordo com fontes da Secretaria de Agricultura, eles podem ser usados para investimentos em equipamentos (fazendas leiteiras robotizadas, por exemplo) ou para melhorar as instalações para adaptá-las às exigências do bem-estar animal. Quanto ao leasing de máquinas agrícolas usadas, servirá para estimular o mercado em um nicho de produtores que encontram, dessa forma, uma possibilidade de renovar os equipamentos.
Os detalhes da instrumentação serão informados pelo BICE nessa semana. Em relação à possibilidade de reduzir a carga tributária de alguns insumos, como fertilizantes, o governo planeja deixar o imposto PAIS em zero por cento até o final do ano, que hoje tem uma taxa de 17,5%. Houve um aumento nas exportações de leite e queijo nos primeiros meses deste ano devido ao impacto das medidas de liberalização das exportações. Fonte: La Nación. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.