ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Mar/2024

Boi: férias coletivas em unidade da Marfrig no RS

A Marfrig suspendeu os abates de bovinos em sua unidade localizada em Alegrete (RS) e concedeu férias coletivas aos funcionários pelo período de dez dias. Parte dos empregados começou o recesso na segunda-feira (04/03) e, para outra parcela, as férias tiveram início na terça-feira (05/03). As férias coletivas de dez dias, conforme já ocorridas em anos anteriores, foram motivadas para realização de ajustes operacionais na unidade de Alegrete. A companhia acrescentou que suas demais plantas no Rio Grande do Sul seguirão operando normalmente.

Entretanto, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete afirmou que a justificativa recebida pelos funcionários da empresa para a paralisação foi a escassez de gado bovino para abate. Alegam que não têm matéria-prima. Os abates já vinham em patamares baixos na unidade dias antes do início das férias coletivas. Além disso, de fato, a Marfrig colocará manutenções em prática neste período, pois houve um problema recente em uma câmara fria da planta.

A unidade de Alegrete tem cerca de 650 funcionários e é a maior empresa do ramo de alimentação na cidade. Por isso, a suspensão das atividades, mesmo que temporária, é motivo de preocupação para a população afetada direta ou indiretamente pela decisão. Na unidade de Bagé, foram demitidos 80 funcionários na Marfrig na semana passada. Há ainda a percepção de que o custo com o gado está caro na região. A unidade de Alegrete é uma das 16 plantas da Marfrig que estão em processo de venda para a concorrente Minerva. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.