ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mar/2024

Frango: Japão conclui auditoria sobre gripe aviária

Segundo o Ministério da Agricultura, o governo japonês concluiu na sexta-feira (1º/03) uma missão de auditoria no Brasil sobre o controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (gripe aviária). O objetivo do Brasil é manter aberto, para o Japão, o mercado de exportação de material genético avícola e de carne de frango e de ovos de municípios não atingidos pelo vírus, em caso de ocorrência da doença em granjas comerciais. Até o momento, o Brasil registrou 155 casos em animais silvestres e 3 em aves de subsistência, sem a presença da doença no plantel industrial.

Agora, com o fim da missão, o governo japonês deve enviar um relatório às autoridades brasileiras informando se manterá a importação dos produtos avícolas ou se será necessário ajuste no controle sanitário brasileiro. A agenda dos auditores japoneses no Brasil, iniciada em 26 de fevereiro, incluiu visitas técnicas a granjas de produção, aos sistemas de controle da gripe aviária em alguns Estados, à Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e ao Laboratório de Defesa Agropecuária de São Paulo, referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para o diagnóstico da doença.

No ano passado, o Japão suspendeu temporariamente a importação de produtos avícolas do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul após a confirmação dos casos de gripe aviária em uma ave de produção de subsistência (fundo de quintal) nesses Estados. Os embargos retirados ao longo do ano, cerca de 30 dias após a proibição. Resolução da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) prevê que as notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. Entretanto, o protocolo utilizado pelo Japão prevê a suspensão das importações a partir de casos em produção de subsistência.

Ainda em julho de 2023, o Japão concordou em regionalizar por município o protocolo de IAAP, conforme proposto pelo Ministério da Agricultura. Com isso, os embargos à carne de frango importada do Brasil serão restritos apenas aos municípios com casos confirmados de gripe aviária em produção de subsistência, após o envio de informações técnicas adicionais pelo País. A regionalização, entretanto, ainda não foi concretizada. O Brasil é um dos quatro países do mundo livres da gripe aviária em granjas comerciais, juntamente com Paraguai, Nova Zelândia e Austrália. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.