05/Mar/2024
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil e a Turquia concordaram em negociar um memorando de entendimento para avançar nas negociações e na avaliação dos aspectos técnicos para abertura do mercado turco para carne bovina e pescados brasileiros. Ambas as partes concordaram em negociar um memorando de entendimento, incluindo a criação de um comitê técnico para promover os interesses comuns. O acordo para negociação do memorando ocorreu em virtude da missão de uma comitiva ministerial ao país. A Turquia manifestou interesse em aumentar a importação de gado vivo do Brasil.
Esta decisão será coordenada pelo Conselho da Carne e Leite do país. O lado brasileiro, por sua vez, manifestou intenção em expandir exportações de gado vivo para o país e solicitou avanços nos processos para a abertura do mercado turco para carnes bovinas e pescados brasileiros. A comitiva ministerial cumpriu agenda na Turquia na sexta-feira (1º/03), incluindo encontro bilateral com o vice-ministro do Ministério da Agricultura e Florestas da Turquia, Ahmet Gümen, reunião do conselho Carne e Leite e visitas técnicas a unidades de confinamento e fazendas pecuárias.
Os representantes brasileiros destacaram a capacidade do País de ampliar o fornecimento de produtos agropecuários, seguindo rigorosos padrões sanitários e religiosos, contribuindo assim para o combate à inflação na Turquia. Em encontro com o diretor geral do Conselho de Carne e Leite, Mustafa Kayhan, autoridade governamental responsável pelo desenvolvimento da pecuária turca e pela emissão de licenças de importação e aquisição de gado vivo, o Brasil destacou o desejo ampliar a cooperação comercial, aumentando os embarques de gado vivo e iniciar as exportações de carne bovina para a Turquia.
Kayhan expressou o total interesse do governo turco em expandir as relações com o Brasil, apontando para a meta de importar 600 mil cabeças de gado anualmente, sendo metade proveniente do Brasil. Além disso, mencionou que seria avaliada a possibilidade de aquisição de carne bovina brasileira congelada. No ano passado, as exportações de produtos agropecuários brasileiros à Turquia geraram receita de US$ 2,42 bilhões, com o complexo da soja representando quase 50% do total exportado. O Brasil importou da Turquia itens do agro no valor de US$ 156 milhões, sendo quase metade de frutas, incluindo nozes e castanhas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.