ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Feb/2024

Fiscais agropecuários: JBS espera desfecho positivo

A JBS vê a questão trabalhista dos fiscais federais agropecuários no Brasil, que adotaram desde 22 de janeiro uma operação padrão e ameaçam uma greve, sendo solucionada em bons termos pelo governo federal. No entanto, o movimento pode trazer reflexos negativos para a cadeia produtiva de proteína animal. Toda e qualquer disrupção no sistema de inspeção veterinária vai causar algum impacto. O movimento dos fiscais federais agropecuários reivindicando melhores salários, reestruturação da carreira e concurso público para a abertura de mais vagas já tem causado transtornos aos frigoríficos brasileiros. Iniciada em 22 de janeiro, a ação foi batizada pela categoria de "Operação Reestruturação".

No momento em que o Brasil está ganhando participação e se destacando no mercado internacional, ter uma disrupção no segmento não é bem-vinda. Quem acaba sofrendo com isso é a cadeia toda, os pequenos produtores. Qualquer descontinuidade não é bem-vinda em uma cadeia que é longa e bem sincronizada. Quanto à escalada dos conflitos pelo Mar Vermelho, com os ataques do grupo Houthis do Iêmen, o aumento das tensões já tem se traduzido em um maior tempo de entrega de cargas e que há risco de encarecimento do frete. Mas, por ora, tal efeito ainda não se materializou. Já se observa o aumento em alguns pontos de 'transit time', mas não teve encarecimento do frete. A diversificação geográfica da JBS ajuda a atenuar os efeitos.

A companhia ainda não avaliou potencial impacto para suas operações em uma eventual queda do comércio entre Brasil e Israel, após as recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o conflito no Oriente Médio. De acordo com a JBS, 25% do faturamento da companhia vem de exportação e Israel representa "uma fração". Mas, é muito prematuro pensar que isso possa levar a uma disrupção, mas o importante é que o impacto na JBS seria muito pequeno. A JBS classificou ainda como "boa e positiva" a inspeção da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) em 28 frigoríficos brasileiros. A ação incluiu 11 unidades da JBS, sendo 2 da marca Seara. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.