16/Feb/2024
A tendência de aumento nas exportações divulgada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também se confirma na Cooperativa Dália. Só em produtos suínos in natura e processados, o volume total embarcado do Brasil no ano passado foi de 1,229 milhão de toneladas, um aumento de 9,7% em relação a 2022. Na Dália, os produtos deste segmento (cortes congelados com osso, sem osso e miúdos) registraram um volume de 1,4 mil toneladas a mais em relação ao ano de 2022, o que representa aumento de 14,58%.
No total, em 2023, a cooperativa exportou 11 mil toneladas de produtos para o mercado internacional e, no ano de 2022, 9,6 mil toneladas. O mês com maior volume de exportações foi junho, chegando à marca de 1,5 mil toneladas. Vale lembrar que nos meses seguintes, como setembro, outubro e novembro, a região foi afetada pelas catástrofes climáticas e isso, por um breve momento, impactou a produção, uma vez que, infelizmente, a Dália teve sua planta industrial atingida pelas águas do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul.
Mas, é importante ressaltar que o volume exportado nem sempre é o mais importante; o que é significativo para a empresa na escolha dos mercados é a rentabilidade. Se o mercado internacional estiver pagando mais, a empresa direciona os volumes para esse mercado; se for o mercado doméstico, a regra é a mesma. Em 2023, houve alguns meses em que os preços na exportação estavam mais atrativos, por isso os volumes foram tão expressivos. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.