15/Feb/2024
A Granja Faria, maior produtora de ovos do país, acaba de investir R$ 60 milhões para transformar a antiga BL Ovos, adquirida em 2022, em um novo polo distribuidor a partir do Espírito Santo. O objetivo com o aporte é trocar uma granja que atendia o público a granel para ir buscar a excelência, que é o supermercadista. Com cerca de 15 aquisições nos últimos anos e faturamento de R$ 3 bilhões em 2023, a Granja Faria comprou a BL Ovos para alcançar mercados onde ainda não estava presente. Faltava um pedaço do Brasil que a empresa não atendia, que era o Espírito Santo e a Bahia. O Rio de Janeiro era atendido parcialmente.
A BL tem uma unidade no Espírito Santo e uma em Goiás, onde também era preciso crescer. O valor da negociação não foi revelado, mas a compra superou os investimentos que vieram depois, de R$ 60 milhões. O montante foi destinado à melhoria dos processos, à compra de novos equipamentos e ao aumento de capacidade produtiva que permitissem entregar um produto de alta qualidade com velocidade no atendimento. A produção de ovos tem de ter proximidade do cliente para chegar com frescor. O ovo teria que ser produzido em um dia e estar no mercado no dia seguinte. Dessa forma, a Granja Faria conseguiu um crescimento gradativo na capacidade de produção da antiga BL, que em seu ápice chegou a 25%. Mas, o grande ganho é a padronização de produto.
A produção está em cerca de 44 milhões de ovos por mês nessas unidades. Com a vinda desses Estados, a expectativa é fazer a busca por melhores clientes que sempre é o supermercadista, porque ele demanda altíssima qualidade de produto, altíssima velocidade de entrega e grau de tecnologia. Somente Rio de Janeiro e Bahia receberão, em média, 15 milhões de ovos mensais, produzidos pelas 2 milhões de aves da antiga granja BL, cujo produto será comercializado com uma nova marca, a Iana. Os investimentos realizados já deram retorno significativo para a companhia. Desde abril, a Iana Espírito Santo passou a ser a primeira granja do Estado a exportar ovos.
Até o momento, foram mais de 50 contêineres enviados para a Tailândia com mais de 460 mil ovos. Do ponto de vista operacional, será acrescentada a produção de ovos pasteurizados pela granja. Com a contribuição dos negócios da antiga BL, o faturamento da Granja Faria deve crescer entre 15% e 20%, considerando a atual base produtiva. E não estão descartadas novas aquisições, o que poderia reforçar o crescimento. A empresa tem histórico de aquisições e a todo momento busca novas companhias para que venha a crescer. No ano passado, a Granja Faria adquiriu o controle das operações de ovos e fertilizantes organominerais da Katayama Alimentos.
Esse foi um dos motores que levaram a Granja Faria a projetar o faturamento de R$ 3 bilhões para 2023 que, de fato, foi alcançado. O negócio também tinha a promessa de elevar a produção, passando de 13 milhões para 16 milhões de ovos ao dia. A Granja Faria é a maior produtora de ovos do Brasil e uma das maiores empresas avícolas da América Latina. A companhia ainda é líder no segmento de galinhas criadas soltas, com 1 milhão de aves no modelo “free range” (galinhas caipiras). Atualmente, a empresa detém pouco menos de 10% do mercado brasileiro de ovos, estimado em R$ 35 bilhões por ano. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.