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09/Feb/2024

Carnes: setor quer acessar novos mercados em 2024

Após alta da exportação em 2023, os produtores de carnes suína e de frango do Brasil querem acessar novos países neste ano. Para isso, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) preparou um planejamento estratégico em que definiu países e mercados para os quais pretende ampliar ou começar a realizar embarques em 2024. O documento foi entregue pela entidade ao Ministério da Agricultura em reunião recente. A associação detalha países em que buscará a abertura de mercado ao longo deste ano, contando com o apoio da Pasta.

No caso da carne de frango, o foco está na ampliação do número de estabelecimentos aptos para exportação para a China, assim como na entrada nos mercados da Guatemala e dos Estados Unidos. Reino Unido e Colômbia estão nos planos de abertura para a carne suína brasileira em 2024. Pensando em ampliação para a carne suína, o objetivo é o reconhecimento pela China dos estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Acre como livres de febre aftosa sem vacinação. Isso vale também para o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos. O planejamento estratégico para acesso a novos mercados foi definido pelos associados da ABPA.

Em 2023, o Ministério da Agricultura contabilizou a abertura de 78 mercados pelo agronegócio brasileiro. No começo de 2024, o Brasil teve queda na exportação da proteína de frango, mas alta da suína em volume. Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostraram que em janeiro a exportação de carne de aves e suas miudezas caiu 3,2% em volume ante igual mês de 2023, para 375,94 mil toneladas. O faturamento recuou 20,1%, para US$ 618,55 milhões. A exportação de carne suína fresca, refrigerada e congelada totalizou 83,79 mil toneladas, alta de 4,8%. Os embarques geraram US$ 182,84 milhões, queda de 7,6%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.