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08/Feb/2024

Lácteos: China impulsiona comércio global de queijo

A demanda global por queijo está em alta. Na verdade, o consumo global de queijo deve atingir um novo recorde de 21,6 milhões de toneladas até o final deste ano. E, de acordo com um relatório recente do Rabobank, a China pode ser um motor de crescimento para o comércio global contínuo de queijo. Atualmente, o consumo anual de queijo per capita na China é de 0,2 Kg. No entanto, a projeção é de que esse número apresente um crescimento gradual nos próximos anos, com o mercado chinês de queijos apresentando um fluxo saudável de atividades de investimento.

O baixo consumo per capita na China, a expansão de restaurantes de serviço rápido, padarias e lojas de chá e a inovação de produtos fornecem uma plataforma para um aumento gradual na demanda chinesa por queijo. Em seu relatório, o Rabobank prevê que a demanda de queijo crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,1% de 2023 a 2030, com a demanda total de queijo atingindo 495.000 toneladas em 2030. Os impulsionadores desse crescimento incluem um aumento na renda disponível entre os consumidores de classe média, o crescente apetite por cadeias de restaurantes de serviço rápido no estilo ocidental e novos usos de cream cheese e muçarela, o que levou à crescente popularidade do queijo no canal de serviços alimentícios.

De 2012 a 2022, as vendas de queijo para serviços de alimentação representaram de 60% a 75% do consumo total de queijo, com as vendas de 2022 atingindo 154.000 toneladas. A estimativa é de que o crescimento das vendas de queijo no canal de serviços de alimentação seja em média 10,3% ao ano entre 2023 e 2030, com a demanda atingindo 375.000 toneladas até 2030. Além disso, é provável que a produção doméstica de queijo responda por 35% a 45% do consumo total de queijo, deixando uma participação de 55% a 65% das importações. As importações anuais de queijo da China chegarão a 270.000 a 320.000 toneladas em 2030.

Embora as oportunidades comerciais permaneçam favoráveis, o potencial de aumento da produção doméstica de queijo pode afetar nossa previsão de crescimento das importações. Apesar de o consumo de queijo estar em alta, a oferta doméstica da China provavelmente não será capaz de satisfazer suas necessidades, apresentando aos comerciantes globais de queijo a oportunidade de capturar parte dessa demanda crescente. O crescimento previsto, no entanto, também depende do enfraquecimento da economia chinesa. Condições econômicas mais fracas representam riscos negativos para o crescimento da demanda. Embora o consumo de queijo tenha um longo caminho para o crescimento, ele será sensível aos preços e ao poder de compra do consumidor. Fonte: Dairy Herd Management. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.