ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Feb/2024

Boi: mais regiões brasileiras exportarão ao Canadá

O Canadá ampliou a área brasileira autorizada a exportar carne bovina para o país ao incluir os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e 5 de Mato Grosso. Essas regiões foram recentemente reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. O aceite foi informado pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA) ao Ministério da Agricultura do Brasil.

As regiões autorizadas podem exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o Canadá. Segundo o Ministério da Agricultura, Santa Catarina já estava apta para exportação e continua sendo elegível para os embarques, além dos Estados que mantêm a vacinação contra a febre aftosa. Os certificados de exportação do Brasil para o Canadá terão de ser atualizados de acordo com os novos requisitos estabelecidos. A negociação do Brasil com o Canadá ocorria desde meados de 2022, quando o país abriu o mercado para a entrada da proteína brasileira.

As discussões bilaterais avançaram após a reunião anual da Comissão Alimentar Codex, em Roma, em novembro de 2023. A decisão da CFIA representa um marco importante para o setor agropecuário brasileiro e reforça a importância do comprometimento contínuo dos pecuaristas nacionais com os padrões sanitários. Em 2023, a receita com as exportações de carne bovina do Brasil para o Canadá somou US$ 39 milhões, alta de 18% ante 2022, com 8,192 mil toneladas embarcadas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.