ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Feb/2024

Leite: perspectivas positivas para o setor em 2024

A pecuária leiteira registrou menor rentabilidade em 2023. Segundo a Scot Consultoria, a rentabilidade da pecuária leiteira com alta tecnologia (25 mil litros por hectare/ano) foi positiva em 5,96%, mas menor do que os 8,52% de 2022. Para os sistemas com produtividade média de 4,5 mil litros por hectare/ano (baixa tecnologia), a rentabilidade foi negativa em 13,87%, contra -11,42% de 2022. Nesse caso, foi o 12º ano consecutivo de rentabilidade negativa.

A queda nos preços do leite ao produtor, em função principalmente do aumento da disponibilidade interna decorrente da importação, pesou no resultado. O preço do leite ao produtor caiu 12,5% em 2023, com custos 7,0% menores. Isso estreitou as margens, especialmente no segundo semestre. Para 2024, as expectativas são mais positivas para a atividade leiteira, com a melhora da demanda interna, o preço mais alto do leite ao produtor no primeiro semestre (entressafra), em função do mercado mais ajustado. No mercado internacional, a recuperação nos preços, que ocorre desde agosto de 2023, deverá continuar, o que reduz a competitividade do leite importado no Brasil.

Medidas de fiscalização quanto aos produtos importados e redução de renúncia fiscal para laticínios que importem produtos lácteos, implementadas pelo governo federal, anunciam um novo cenário para este ano. De modo geral, a rentabilidade da atividade leiteira deve melhorar neste ano, ainda que indique aumento das despesas com alimentação animal. A produção de leite será menor do que no ciclo anterior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.