ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jan/2024

Leite: produção estável na Nova Zelândia em 2023

A produção de leite da Nova Zelândia se manteve forte diante das difíceis condições climáticas durante a temporada 2022/2023. O relatório anual de estatísticas divulgado pela DairyNZ e pela Livestock Improvement Corporation (LIC) mostra um setor de lácteos inovador produzindo bem, apesar dos desafios climáticos, das pressões inflacionárias e dos problemas da cadeia de suprimentos global. Na temporada 2022/2023, a produção de leite permaneceu relativamente estável, com 20,7 bilhões de litros de leite contendo 1,87 bilhão de quilos de sólidos de leite processados por empresas de laticínios. Isso representou uma redução de 0,4% nos litros produzidos, mas um aumento de 0,3% nos quilos de sólidos de leite. Embora a produção de leite por vaca tenha aumentado, a tendência de queda no número de vacas continuou, com uma redução de 3,46%, para 4,67 milhões de vacas.

A DairyNZ enfatiza o bom trabalho que os produtores fizeram para gerenciar as condições, incluindo o ciclone Gabrielle e os altos custos nas fazendas, e os diversos impactos que eles tiveram nas operações agrícolas. Os produtores de leite da Nova Zelândia continuam se concentrando no uso de informações tecnológicas para produzir leite de forma eficiente, ao mesmo tempo em que gerenciam as condições individuais de suas fazendas. Essas percepções estão conduzindo a melhores decisões, enquanto uma série de ferramentas ajuda a melhorar a sustentabilidade e a produtividade do rebanho. Para a LIC, o aumento na produção individual de leite por vaca e a adoção de serviços de melhoramento do rebanho demonstram o foco mais aguçado dos fazendeiros na eficiência das vacas. O setor está produzindo mais sólidos de leite com uma população menor de vacas, e isso é prova do excelente trabalho dos produtores de leite da Nova Zelândia.

Apesar de uma estação desafiadora, os produtores continuaram investindo em soluções que os ajudam a produzir os animais mais sustentáveis e eficientes para seu rebanho. O uso de reprodutores de alto mérito genético e o número recorde de vacas testadas no rebanho estão permitindo que os produtores criem vacas altamente eficientes que produzem mais e têm um perfil de intensidade de emissões mais baixo. O setor de lácteos desempenha um papel importante na contribuição para o PIB e no apoio à prosperidade das comunidades locais, além de gerar cerca de 55.000 empregos no país. Enquanto se gerencia as condições climáticas, espera-se que a receita de exportação de lácteos aumente para NZ$ 25,1 bilhões (US$ 15,4 bilhões) na temporada 2022/2023. Fonte: The Valley Profile. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.