ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Ago/2019

Boi: Paraguai quer elevar cota de exportação à UE

O Paraguai quer aumentar de 7 mil toneladas para 25 mil toneladas a sua participação na cota para exportações de carne bovina do Mercosul à União Europeia prevista no acordo acertado entre os dois blocos. O documento atual destina ao Paraguai 7% da cota total do bloco, que é de 99 mil toneladas por ano, ficando, portanto, com 6,93 mil toneladas para o país. A cota do Brasil é de 42,5% do total, ou 42 mil toneladas. A Argentina tem 29,5% e o Uruguai, 21%.

Durante as reuniões do Fórum Mercosul da Carne, das quais participam entidades do setor dos países do bloco, está se discutindo manter essa distribuição e o regulamento atual deverá vigorar, pois não faz sentido um país que tem rebanho de 2 a 3 milhões de bovinos, caso do Paraguai, ficar com metade da cota de um país como o Brasil, que tem 200 milhões de bovinos.

Dados do Fórum Mercosul da Carne revelam que nos últimos três anos a média de exportação do Brasil para países da União Europeia foi de 48 mil toneladas por ano. Outras 28,9 mil toneladas por ano foram exportadas pela Argentina, enquanto o Uruguai exportou a esses países 27,5 mil toneladas e o Paraguai, 3 mil toneladas. A definição da divisão de cotas tende a ser confirmada na próxima reunião da entidade, marcada para o dia 13 de setembro no Uruguai. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.