ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jan/2024

Boi: senadores dos EUA são contra listagem da JBS

Um grupo de 15 senadores norte-americanos enviou uma carta à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) na qual pede que seja barrada a abertura de capital da JBS na Bolsa de Valores de Nova York. A aprovação da proposta de listagem da JBS sujeitaria os investidores norte-americanos ao risco de uma empresa com um histórico de corrupção flagrante e sistêmica, afirmam os parlamentares em um trecho do documento.

No pedido de rejeição da abertura de capital da JBS, os senadores argumentam que a SEC deve proteger a integridade dos mercados de capitais dos Estados Unidos contra o histórico da companhia de corrupção, abusos dos direitos humanos, bem como riscos ambientais. Os parlamentares também pedem que a SEC avalie toda a documentação preliminar da JBS para assegurar que todas as informações sobre essas temáticas não estejam incompletas ou imprecisas. A carta enumera casos de corrupção que a empresa teria se envolvido no Brasil e nos Estados Unidos, como a compra da Pilgrim's Pride, em 2009.

Os senadores também escrevem que dezenas de reportagens jornalísticas e de ONGs mostraram que a JBS está ligada a mais destruição de florestas e outros ecossistemas do que qualquer outra empresa. Os senadores afirmam que a listagem da JBS na Bolsa de Nova York afetaria a competitividade da indústria local, e, por consequência, de agricultores e pecuaristas dos Estados Unidos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.