ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jan/2024

Lácteos: Queijos Regina projeta expansão em 2024

Em 2020 e 2021, a pandemia acabou trazendo um incremento no consumo de queijos, especialmente no lar, enquanto as pessoas passavam mais tempo em casa e se dedicavam a cozinhar. Entretanto, em 2022 no Brasil ocorreu uma forte queda na produção de leite, elevando significativamente o preço da matéria prima e dos queijos. Isso se repetiu no primeiro semestre de 2023, em paralelo com a queda na renda per capita, encerrando 2023 com uma queda aproximada entre 1% e 2% abaixo de 2022. Para 2024, a Queijos Regina espera alavancar crescimento próximo a 20% promovendo uma considerável revitalização em seu negócio, incluindo nova identidade de marca, iniciada no final do ano passado, a entrada em novos mercados, bem como o fortalecimento de outros, onde alguns produtos já estão posicionados entre os mais vendidos, e o lançamento das linhas Food Service e queijos especiais.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), embora em 2023 tenha crescido um pouco o consumo de queijos cotidianos, como prato, muçarela e requeijão culinário, que representam cerca de 68,4% do consumo brasileiro no lar e fora dele, o volume de queijos especiais, tais como os de mofos brancos e azuis, queijos suíços, gouda e edam, provolones, parmesão e queijo do reino, que representam apenas 6,1% do consumo nacional, apresentaram queda. Os cremes de queijos, minas frescal e ricota, queijos fatiados cheddar, minas padrão, queijo de coalho e parmesão ralado totalizam 25,5% da produção. Considerando esse cenário, a Queijos Regina promoveu um estudo profundo em seu portfólio, apresentando uma proposta mais abrangente ao mercado, com diversificação de novos formatos, processos e embalagens para Queijos Parmesão Ralado, Queijos Tradicionais (Prato, Muçarela, Minas Padrão, Coalho, Provolone, Reino, Cheddar) Spreads (manteigas, requeijões, cremes de ricota e nata) e a nova linha profissional Food Service (queijo ralado 1Kg, requeijão, cream cheese e cheddar bisnaga 1,5 Kg, muçarela 4 Kg e manteiga 500g).

Com a percepção de que os brasileiros estão aderindo cada vez mais ao consumo de queijos com mais personalidade e de sabores intensos, que vão além do uso cotidiano e culinário, Queijos Regina entra 2024 com a nova linha de Queijos Especiais, com os queijos gouda, edam, emmental, suíço, quartirolo, azul, brie, estepe e, em destaque, o cobiçado parmesão com 180 dias de maturação, de sabor ligeiramente picante e salgado e aroma suave e agradável, nos formatos 250g e peça inteira de 6 Kg, com direcionamento estratégico à categoria Food Service, que chega para atender à demanda crescente do público gourmet. A empresa quer se aproximar de novos públicos, conquistar novos mercados e fortalecer praças onde já é consagrada, garantindo não só a tradição no consumo, como também promover novas experiências com sabores e texturas de estilos, preservando a qualidade de sempre na produção de mais de 100 anos da marca. Fonte: Super Varejo.