ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jan/2024

Boi: menor oferta de grãos elevará custo de produção

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo de produção na pecuária de recria e engorda em Mato Grosso pode ser subir em 2024 após significativa redução no quarto trimestre de 2023. A alta está relacionada à suplementação alimentar dos bovinos em ano de esperada redução na produção de grãos por causa do El Niño. Caso isso se concretize, os preços dos insumos podem aumentar, o que reverteria a atual tendência de queda nos custos de produção.

Tendo como base os dados do Acompanhamento dos Custos das Produções Agropecuárias de Mato Grosso (Acapa-MT), o Custo Operacional Efetivo (COE) na pecuária de recria e engorda no Estado atingiu o valor de R$ 197,00 por arroba no quarto trimestre de 2023, queda de 27,54% ante igual período de 2022. A retração foi impulsionada pela diminuição nas despesas com suplementação alimentar e aquisição de bovinos, que registraram quedas de 23,99% e 37,71%, respectivamente, comparadas ao quarto trimestre de 2022.

O movimento foi justificado pelo cenário de intensa oferta de animais de reposição. Destaque para a significativa diferença de preços do boi gordo entre Mato Grosso e São Paulo. O indicador que mensura a diferença entre as cotações atingiu em dezembro 18,38%. Na parcial de janeiro, o distanciamento persiste elevado, em 18,62%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.