ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2024

Fiscais agropecuários: mobilização atrasa cargas

A mobilização iniciada nesta segunda-feira (22/01) pelos fiscais federais agropecuários, em uma espécie de operação padrão, vai se estender até a assinatura de um acordo da categoria com o governo para a reestruturação da carreira, informou o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). O Anffa afirma que o fim da mobilização depende da apresentação de uma "proposta razoável" pelo governo. Há uma audiência agendada para 15 de fevereiro entre a direção do Anffa Sindical e representantes do governo.

Entre as demandas estão a cobrança por reajuste salarial e realização de concurso público. Desde 2015 os servidores buscam melhorias nas condições de trabalho. A operação batizada de "Reestruturação" inclui a liberação de certificados e de mercadorias em portos no último dia do prazo previsto pelo Ministério da Agricultura, tornando o processo mais moroso. Durante a mobilização, os fiscais não cumprirão horas extras remuneradas. De acordo com o Anffa, estão de fora da mobilização, portanto com vistoria normal, a liberação de cargas perecíveis e vivas, o diagnóstico de pragas e doenças previstas em programas de controle sanitário do Ministério da Agricultura e a emissão de Certificados Veterinário Internacional para viagens de animais de estimação.

O Anffa afirmou não ser possível prever o impacto financeiro da lentidão das operações. O Porto de Santos (SP) já apresenta atraso nas operações em virtude da falta de servidores e pelo acúmulo de cargas no fim de ano. Há meses estão realizando força tarefa. As centrais de certificação também estão acumuladas porque estão realizando força tarefa. A operação padrão foi aprovada pelos fiscais federais agropecuários em assembleia geral da categoria na última semana. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.