ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jan/2024

Carnes: China inspecionará 28 frigoríficos brasileiros

A inspeção a ser feita pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) em 28 frigoríficos brasileiros incluirá 11 unidades da JBS, sendo 2 da marca Seara, 1 da Minerva e outra da Marfrig (Frigorífico Pampeano). Serão inspecionadas para futura habilitação 20 unidades para exportação de carne bovina, 8 de carne de frango e 1 de carne suína. Embora sejam 28 unidades a serem inspecionadas, a lista conta com 29 nomes, com a repetição do SIF da planta da Seara em Itajaí (SC), que busca o aval para exportar carnes de frango e suína. As unidades da JBS a serem inspecionadas são em Pimenta Bueno (RO), Diamantino (MT), Naviraí (MS), Confresa (MT), Alta Floresta (MS), Marabá (PA), Pontes e Lacerda (MT) e duas em Campo Grande (MS). A outra da Seara está localizada em Santo Inácio (PR). A unidade da Minerva a ser inspecionada fica em Janaúba (MG), enquanto a da Pampeano Alimentos, que faz parte do grupo da Marfrig, está em Hulha Negra (RS).

Os demais frigoríficos a serem inspecionados são da Pantaneira, em Várzea Grande (MT), da Boibrás, em São Gabriel do Oeste (MS), da Frisacre, em Rio Branco (AC), da Fortefrigo, em Paragominas (PA), da Prima Foods, em Santa Fé de Goiás (GO), do Frigorífico Rio Machado, em Ji-Paraná (RO), da Maxi Beef, em Carlos Chagas (MG), da Distriboi, em Ji-Paraná (RO), da Martini Meat, em Rio Grande (RS), da Frangos Pioneiros, em Joaquim Távora (SP), da Aurora, em Itajaí (SC), da Avenorte, em Cianorte (PR), da Plusval Agroavícola, em Umuarama (PR), da Cotriguaçu Cooperativa, em Cascavel (PR), e da Cooperativa Languiru, em Westfália (RS). Os frigoríficos a serem auditados foram escolhidos pelas autoridades chinesas dentro de um escopo de mais de 70 unidades brasileiras aptas à exportação para o país asiático, que aguardam autorização para realizar os embarques e estão listadas no sistema de informações sino-brasileiro.

O processo de inspeção virtual deve durar aproximadamente duas semanas. A auditoria por videoconferência é comemorada pelos frigoríficos exportadores já que otimiza e torna ágil o processo de inspeção. Há expectativa no setor de que uma nova leva de frigoríficos brasileiros seja autorizada a exportar ao país asiático após a vistoria. Em dezembro/2023, a GACC auditou outros 18 frigoríficos nacionais, sendo 3 para confirmar habilitação (reabilitação), 11 plantas de carne bovina e 4 plantas de aves em vistoria presencial. A GACC ainda não apresentou o relatório da vistoria às autoridades brasileiras e ao setor produtivo, dessa forma não foram liberadas novas plantas após o processo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.