ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jan/2024

Frango: moscas podem ser vetores da gripe aviária

Segundo uma equipe de investigação japonesa, as moscas-varejeiras podem ser portadoras do vírus da gripe aviária. O Japão enfrenta infecções que levaram ao abate generalizado de aves e ao aumento dos preços dos alimentos. Com novos surtos relatados no final do ano passado, após abates pesados na temporada anterior, a equipe de pesquisa da Escola de Pós-Graduação em Biorrecursos e Ciências Bioambientais da Universidade de Kyushu vem incentivando as granjas a usarem redes à prova de insetos para conter a propagação do vírus. Em dezembro de 2022, a equipe analisou cerca de 650 amostras de moscas varejeiras coletadas em cerca de 30 locais na cidade de Izumi (província de Kagoshima, onde foram confirmados casos de gripe aviária) e encontrou vestígios do vírus da gripe aviária em até cerca de 15% dos sistemas digestivos das moscas.

Os pesquisadores acreditam que as moscas podem estar pegando o vírus nas carcaças e nos excrementos das aves infectadas, tornando-se assim portadoras do patógeno. As Calliphora nigribarbis, mais comumente conhecidas como varejeiras, são encontradas em todo o Japão. Durante o período de postura de ovos no inverno, as moscas procuram excrementos de pássaros e carcaças de animais em busca de nutrientes. Medem cerca de 1,5 a 2 centímetros de comprimento e tendem a viajar entre 1 e 2 quilômetros por dia. Embora sejam frequentemente encontrados perto de aviários, esses insetos geralmente se escondem da vista humana. Durante o ciclo anterior de gripe aviária, iniciado no final de 2022, o Japão realizou o maior abate de aves da história, ocorrência que elevou o preço dos ovos e de outros produtos avícolas.

Em parte, devido à gripe aviária, uma embalagem com 10 ovos foi comercializada em novembro a uma média de US$ 1,75, em comparação com US$ 0,98 em janeiro de 2020, de acordo com informações de varejo analisadas pela empresa de informações True Data. Desde novembro, foram confirmados surtos nas prefeituras de Saga e Kagoshima, bem como nas prefeituras de Ibaraki, Saitama e Gunma. As atuais medidas adotadas pela indústria avícola para prevenir surtos de gripe aviária envolvem a utilização de redes e armadilhas para impedir a entrada de aves selvagens e outros pequenos animais nas instalações avícolas, bem como procedimentos de desinfecção para trabalhadores e veículos. Os pesquisadores pediram a expansão das medidas preventivas, como o aumento do uso de redes contra insetos, afirmando que ao tomar medidas contra as moscas, poderemos diminuir o risco de infecções. Fonte: The Japan Times. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.