ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2024

Boi: preços operam com firmeza no mercado físico

O mercado físico de boi gordo apresenta preços estáveis. Este cenário deve perdurar ao longo de janeiro, apesar da expectativa de aceleração nas negociações a partir desta semana, com o pagamento dos salários e o término dos recessos. Janeiro é um mês de demanda fraca, pelas férias. Isso deveria fazer o preço do boi gordo cair, mas os produtores se retraem nas vendas e os frigoríficos tornam-se menos ativos. Esse é um período mais estável e parado.

A perspectiva é de aumento da demanda interna em 2024, impulsionado pela melhora da economia nacional, com inflação controlada e um leve crescimento do PIB, sendo um fator que pode contribuir para a recuperação dos preços, assim como o cenário climático, no curto prazo, com a escassez de chuvas tendo influência na redução da oferta de bovinos.

Até agora, transações reduzidas, com escalas de abate preenchidas para uma média semanal têm contribuído para a firmeza das cotações. Em São Paulo, o boi gordo está cotado a R$ 245,00 por arroba a prazo. O preço do boi gordo no Estado está 12,5% abaixo do igual período do ano anterior. A queda nos preços se refletiu nas receitas com exportação em 2023. Em Mato Grosso, o boi gordo está cotado a R$ 211,00 por arroba.