ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Ago/2019

Boi: EUA vai facilitar exportação de carne para UE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (02/08) um acordo com a União Europeia para facilitar a exportação de carne bovina norte-americana para o bloco. O acordo permitirá que os Estados Unidos quase tripliquem a quantidade de carne enviada à União Europeia. O representante comercial norte-americano afirmou que a estimativa é de que o crescimento nas vendas norte-americanas de carne bovina ao bloco seja de 270%.

A União Europeia confirmou que fechou um acordo com os Estados Unidos para a compra de carne bovina livre de hormônios. Pelo acordo, uma cota de 45 mil toneladas de carne bovina tratada livre de hormônio está aberta pela União Europeia para fornecedores qualificados, que incluem os Estados Unidos. O acordo fechado está em linha com as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC) e estabelece que 35 mil toneladas dessa cota geral serão agora alocadas para os Estados Unidos, com alta gradual no patamar comprado durante um período de sete anos.

O volume total da cota aberta em 2009 segue inalterado bem como a qualidade e a segurança da carne bovina importada para a União Europeia, que continuará a cumprir com os altos padrões europeus. O restante do total da cota estará disponível para todos os outros exportadores. O Conselho Europeu agora recomendará ao Parlamento Europeu que aprove o acordo com os Estados Unidos, para que ele possa entrar em vigor no futuro próximo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.