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24/Jul/2019

Leite: China abre mercado para lácteos brasileiros

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou nesta terça-feira (23/07) que a China abriu mercado para os produtos lácteos brasileiros. Foram habilitados 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos como leite em pó e queijos. A abertura do mercado vai impulsionar a cadeia produtiva do leite. A notícia é considerada muito boa para o setor leiteiro que passa por um momento difícil. Atualmente, há 1,2 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil. O País sempre quis ter acesso ao mercado da China, o que pode enxugar a oferta interna, elevando o preço aos produtores brasileiros.

A certificação estava acordada com a China desde 2007, mas não havia nenhuma planta brasileira habilitada a exportar. Na viagem que a ministra que fez ao país asiático em maio, o assunto foi uma das prioridades. O Brasil é um grande produtor e a China é a o maior importador do mundo. O Brasil produz 600 milhões de toneladas de leite, mas a China importa 800 milhões de toneladas, 200 milhões de toneladas a mais do que o País produz. Antes, em abril deste ano, o ministério havia encaminhado uma lista de 24 estabelecimentos ao país asiático. Entre os produtos que poderão ser exportados estão não fluidos, como leite em pó, queijos e leite condensado.

Queijos brasileiros poderão ser exportados e, com isso, regulamentar o mercado de leite brasileiro. Com a habilitação dos estabelecimentos, a expectativa é o setor exportar US$ 4,5 milhões em queijos, estima a Viva Lácteos (associação que representa a indústria de lácteos). Em 2018, a China importou 108 mil toneladas em queijos. A importação do produto tem crescido a uma taxa média anual de 13% nos últimos cinco anos. As exportações brasileiras de queijos cresceram 65,2% nos últimos três anos. Antes da abertura do mercado chinês, o setor já vinha investindo no ingresso dos produtos na China, por meio da participação em feiras. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.