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29/Mai/2019

Carnes: Nestlé lançará hamburguer base vegetal

Os negócios da Nestlé estão em forte aceleração no Brasil após alguns anos difíceis, segundo o vice-presidente para as Américas, Laurent Freixe. A multinacional suíça informou que tem "projetos ambiciosos" para este ano e os próximos, nesse que é seu quarto maior mercado globalmente, após Estados Unidos, China e França. Os planos incluem investimentos no segmento de café premium e foco crescente em produtos naturais, orgânicos, antialérgicos, etc. No ano passado, a Nestlé faturou R$ 13,75 bilhões no mercado brasileiro, numa queda de 1,89% em relação ao ano anterior. Agora a matriz na Suíça constata recuperação, sem mencionar cifras, ao mesmo tempo em que a economia brasileira saiu da recessão. Freixe aponta vários componentes para a nova situação, como "muito trabalho sobre as marcas, inovação, investimento e uma nova equipe na liderança com visão mais moderna, mais agressiva, mais criatividade". O executivo nota que persiste uma certa inflação e o Real desvalorizou bastante em relação ao dólar americano. Uma parte dos custos de produção é ligada ao dólar. Mas o plano é limitar o impacto dessa variação sobre os preços ao consumidor.

A Nestlé investiu cerca de R$ 1,5 bilhão no Brasil em 2018. A estimativa para este ano é de o montante alcançar R$ 1,6 bilhão, incluindo investimentos nas fábricas, distribuição, etc. Uma parte dos investimentos planejados vai para o segmento do café, terceiro pilar importante para a Nestlé no Brasil, depois de leite e nutrição e a área de chocolates e confeitos. A estratégia é expandir os negócios no segmento com as marcas Starbucks, Nespresso e Nescafé Dolce Gusto. Conforme a Nestlé, o mercado de café premium no Brasil cresceu 20% nos últimos dois anos e movimentou US$ 1,7 bilhão (R$ 6,8 bilhão) no varejo. O aumento reflete a transformação nos hábitos do consumidor brasileiro, mais maduro e com mais conhecimento. O café premium está presente em 3 milhões de residências no país, segundo a empresa. Alimentos naturais e orgânicos também estão no topo da agenda. Em junho, a companhia lançará no Brasil produtos da Terrafertil - empresa com sede no Equador adquirida no ano passado - com a marca "Nature's Heart".

A multinacional lançou recentemente o "Garden Gourmet Burger" na Europa, com 100% de proteína natural de soja e trigo. E se prepara a comercializar o "Awesome Burger", também com base vegetal, nos Estados Unidos. Segundo Freixe, a Nestlé pode desenvolver o negócio de carne vegetal na América Latina "porque temos a tecnologia e know-how". A Nestlé constata que dietas à base de plantas se tornaram mais populares, à medida que o consumidor busca equilibrar a ingestão de proteínas e reduzir a "pegada ambiental" (environmental footprint) de suas compras. Na prática, produtos orgânicos e naturais são vistos como a "new norm" na indústria alimentar. Freixe prevê crescimento de duas cifras nesse segmento, com expansão de produtos baseados em plantas, veganos, e voltados para novas dietas como aquelas sem glúten, por exemplo. A Nestlé desenvolve também alimentos que evitam alergia, desde um leite produzido sem lactose até comidas naturais para gatos. A Nestlé continua atenta a oportunidades de aquisição no Brasil e na América Latina. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.