28/Mai/2019
A 87ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados Nacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) começou no dia 26 de maio e vai até o dia 31 de maio, em Paris, na França. O evento deve reunir 182 países membros. A Sessão Geral deve destacar as estratégias e trabalhos para conter a propagação da peste suína africana (PSA) em território asiático e europeu; o uso prudente de antimicrobianos e o uso de dados para monitorar o desempenho das intervenções na saúde animal e análise da situação atual em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Agricultura, a presença das delegações dos países membros têm oferecido ao Brasil nos últimos anos a oportunidade de realização de reuniões bilaterais com países importadores de produtos de origem animal para discussão de protocolos sanitários e esclarecimentos e adequações de certificação sanitária. Eventualmente, são estabelecidos acordos envolvendo parcerias em capacitação e prevenção das doenças dos animais.
O Ministério da Agricultura do Brasil está representado pelo delegado do Brasil junto à OIE e diretor do Departamento de Saúde Animal, pelo coordenador-geral de Sanidade Animal, pela coordenadora de Informação e Epidemiologia e pelo coordenador de Assuntos Especiais. O Brasil tem sido, nos últimos anos, um grande beneficiário dos resultados obtidos na harmonização das regras sanitárias, em especial com o reconhecimento do país como livre de febre aftosa com vacinação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.