09/Mai/2019
Os preços futuros do boi gordo fecharam em queda em 11 dos últimos 12 dias úteis na Bolsa de Chicago. A pressão vem do clima mais frio nesta primavera nos Estados Unidos, o que leva a população local a reduzir o consumo e pelo momento tumultuado nas negociações comerciais do país com a China. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também apontou baixa nos preços da carne bovina, puxada pela demanda fraca.
Traders afirmam que essa queda não era esperada, pois é incomum nesta época do ano, já que, às vésperas do Dia das Mães e do Memorial Day, geralmente aumenta a demanda por carne bovina e suína. O consumo geral nos Estados Unidos tem sido robusto nos últimos meses. No entanto, o clima frio em grande parte do país desestimula as pessoas a fazerem churrasco em ambientes abertos. A umidade no Meio Oeste tem causado inundações em estados como Iowa, Nebraska e Missouri desde março. Tensões comerciais complicam ainda mais a situação.
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos aumentarão tarifas em importações chinesas equivalentes a US$ 200 bilhões a partir desta sexta-feira (10/05), se não houver acordo ainda nesta semana. Na segunda-feira (07/05), as bolsas despencaram com preocupações de que o conflito possa atrapalhar o crescimento global. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.