ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Mai/2019

Boi: exigência para exportar à China cria polêmica

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) informou, na sexta-feira (03/05), ter solicitado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o cancelamento da teleconferência marcada para esta segunda-feira (06/05) com representantes do governo chinês. Na ocasião, seria dada sequência à negociação para a habilitação de novas plantas de frigoríficos a exportar carne bovina para aquele mercado. A entidade alega ser preciso esclarecer o surgimento de uma nova exigência de que as plantas já sejam exportadores para a União Europeia para que sejam habilitadas.

A entidade reafirma a confiança no Ministério da Agricultura, mas entende que o equívoco que está sendo cometido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) não pode e nem deve seguir adiante. Em manifestação na quinta-feira (02/03), a entidade já havia reclamado que a exigência não consta do protocolo assinado há quatro anos entre o governo chinês e o governo brasileiro e que estabeleceu os parâmetros técnicos e sanitários para a habilitação. Também afirma que não há nenhum documento oficial da China fazendo tal exigência.

Segundo a Abrafrigo, não se pode admitir que a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), devido a um simples telefonema, mude toda uma negociação que se arrasta há meses. A entidade acredita que a mudança aumenta a concentração na exportação. A JBS que hoje já é responsável por 75% das vendas de carne bovina para a China vai passar a responder por 80%. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.