23/Jun/2026
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá aprovar em 24 de junho a elevação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina de 30% para 32%, conforme sinalização do governo federal. A medida amplia a participação dos biocombustíveis na matriz de combustíveis do País e reforça a estratégia de redução da dependência de gasolina de origem fóssil. Com a aprovação, será implementado o segundo aumento consecutivo do teor obrigatório de etanol anidro na gasolina.
Em junho de 2025, o porcentual havia sido elevado de 27% para 30%, após testes realizados pelo governo e pelo setor produtivo apontarem viabilidade técnica para a ampliação da mistura. A política de aumento da participação do etanol tem sido defendida pelo governo como instrumento para ampliar o consumo de combustíveis renováveis, fortalecer a produção nacional e reduzir a necessidade de importação de gasolina. A medida também está alinhada às estratégias de descarbonização e de estímulo à utilização de fontes energéticas de menor intensidade de emissões.
O aumento do teor de etanol na gasolina poderá contribuir para reduzir o preço final do combustível ao consumidor, além de diminuir a exposição do mercado brasileiro às oscilações das cotações internacionais do petróleo e de seus derivados. A expectativa é que a maior participação do biocombustível amplie a competitividade da gasolina comercializada no mercado doméstico e fortaleça a cadeia sucroenergética nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.