ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jan/2026

Açúcar: projeção da safra 2026/2027 no Centro-Sul

A Czarnikow manteve inalteradas suas projeções para a safra 2026/2027 de açúcar no Centro-Sul do Brasil e avalia que o próximo ciclo deverá ser mais dinâmico do ponto de vista do mix produtivo, com maior sensibilidade à paridade entre açúcar e etanol. A análise acompanha os dados mais recentes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) para a primeira quinzena de dezembro e reforça que, apesar dos impactos climáticos no fim da safra atual, o cenário-base se mantém preservado. A safra 2026/2027 continua estimada em moagem de 610 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produção de 40,7 milhões de toneladas de açúcar.

Diferentemente dos últimos três anos, essa safra deve ser muito mais dinâmica em relação ao mix. A escolha entre açúcar e etanol será fortemente influenciada pela relação de preços entre os dois produtos. Os dados da primeira quinzena de dezembro confirmam a desaceleração esperada das operações industriais, com parcela reduzida das usinas ainda em atividade. Mesmo assim, a produção acumulada de açúcar no Centro-Sul já ultrapassa a da safra anterior. Apesar da retração de quase 30% na produção quinzenal em relação ao ano passado, o acumulado da safra totaliza 40,16 milhões de toneladas. O clima continua como um ponto central no radar do mercado.

As chuvas registradas em dezembro causaram cerca de seis dias de paralisação das operações, mas, embora mais elevadas do que em anos recentes, as precipitações no Centro-Sul permanecem abaixo da média para janeiro de 2026. Em compensação, o volume acima da média observado em algumas regiões nos últimos dois meses sustenta uma expectativa mais favorável para o início de 2026. Esse período será determinante para a qualidade da próxima safra, que tem início em abril. O comportamento climático nos próximos meses será decisivo para confirmar ou ajustar as projeções atuais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.