13/Jan/2026
A China e a União Europeia concordaram que é necessário fornecer orientações gerais sobre compromissos de preços aos exportadores chineses de veículos elétricos para o bloco europeu, em esforços para que os exportadores chineses possam abordar suas preocupações de maneira mais "prática e direcionada", seguindo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), informou uma nota do Ministério do Comércio da China nesta segunda-feira (12/01).
Para isso, a União Europeia emitirá um "Documento de Orientação sobre a Apresentação de Aplicações de Compromisso de Preço". Esse documento confirmará que o bloco irá aderir ao princípio da "não discriminação". Isso demonstra plenamente o espírito de diálogo e os resultados das consultas entre a China e a União Europeia. Ambas as partes têm a capacidade e a disposição de resolver adequadamente as diferenças por meio de diálogo e consulta dentro do quadro das regras da OMC.
É importante manter a estabilidade da cadeia da indústria automotiva e da cadeia de suprimentos na China, na União Europeia e globalmente. Na avaliação da China, o ponto de acordo entre as partes não é apenas favorável ao desenvolvimento saudável das relações econômicas e comerciais China-União Europeia, mas também à manutenção de uma ordem de comércio internacional com base em regras. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.