ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jan/2026

Margem Equatorial: Petrobras informa problemas

A Petrobras informou nesta terça-feira (06/01) que, no domingo (04/01), foi identificada perda de fluido de perfuração em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ODN II, que explora o poço Morpho, na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, localizado a cerca de 175 quilômetros da costa do estado do Amapá. A perda do fluido de perfuração foi imediatamente contida e isolada. As linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo. Segundo a estatal, que obteve a licença de perfuração em outubro do ano passado, não há problemas com a sonda ou com o poço, que permanecem em total condição de segurança. A ocorrência também não oferece riscos à segurança da operação de perfuração. A Petrobras afirmou que adotou todas as medidas de controle e notificou os órgãos competentes.

Segundo a companhia, o fluido utilizado atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, portanto, não há danos ao meio ambiente ou às pessoas. A retomada da exploração no campo de Morpho deve levar cerca de 15 dias. Será necessário trocar a vedação de uma das juntas que estava liberando fluidos. Para fazer a troca, é necessário subir com a coluna toda, e isso gasta alguns dias e depois outros tantos para descer. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comunicou nesta terça-feira (06/01) que serão apuradas em processo administrativo específico as causas do vazamento de um fluido biodegradável em bloco na Margem Equatorial, licenciado para a Petrobras no ano passado. A averiguação é procedimento padrão. A Petrobras fez o informe e vai encaminhar todos os documentos para o Ibama, incluindo imagens das câmeras.

Consta na comunicação que, durante a circulação de fluido de perfuração do poço (fluido de perfuração base não aquosa), foi observado o indício de perda e, após inspeção, foi constatada descarga do fluido para o mar. O Ibama recebeu, no domingo (04/01), a comunicação inicial sobre o incidente. A Petrobras informou uma "perda de fluido" na perfuração em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ODN II, que explora o poço Morpho. A companhia disse que adotou todas as medidas de controle. Segundo a Petrobras, as operações foram interrompidas, as linhas afetadas foram isoladas em superfície e a válvula de fundo foi mantida fechada. O Ibama já esclareceu em parecer técnico do ano passado que a licença pode ter as suas condicionantes modificadas ao longo da atividade. As alterações das especificações do projeto, da finalidade do empreendimento, do escopo dos programas ou dos prazos previstos dependem da anuência do órgão ambiental. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.