ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Dec/2025

Açúcar: futuros sobem com percepção sobre preços

Os futuros de açúcar demerara negociados na Bolsa de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira (02/12). O vencimento março avançou 22 pontos (1,49%), e fechou a 14,98 centavos de dólar por libra-peso. O movimento de valorização encontrou suporte em análises indicando que o mercado pode ter atingido sua mínima. O Citi avaliou que as cotações parecem ter encontrado um piso após acumularem queda de 24% no ano.

O banco projeta uma recuperação moderada para 2026, estimando um preço médio de 17 centavos de dólar por libra-peso, embora alerte para a continuidade da volatilidade no primeiro trimestre. A demanda asiática é citada como um fator de sustentação. O Citi destacou que as importações da China atingiram cerca de 800 mil toneladas em setembro, superando as estimativas de 500 mil toneladas. A instituição avalia que o atual patamar de preços pode estimular movimentos estratégicos de estocagem pelo país asiático.

Limitando os ganhos, os fundamentos de oferta continuam robustos. A Reuters disse que a produção de açúcar da Índia aumentou 43% nos dois primeiros meses da safra 2025/2026, totalizando 4,1 milhões de toneladas até o final de novembro. O aumento no ritmo de moagem na Índia soma-se aos dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) divulgados ontem, que mostraram um crescimento de 2,09% na produção do Centro-Sul do Brasil no acumulado da safra.