ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2025

Diesel Agritop da Vibra reduz custos e emissões

A Vibra comprovou em campo, após três meses de testes, que seu diesel premium Agritop pode reduzir custos e emissões na etapa de colheita, transbordo e transporte (CTT) da cana-de-açúcar. Em teste realizado em quatro unidades da Usina Santa Terezinha, em Maringá (PR), o combustível registrou economia média de 9,7% no consumo, o equivalente a 380 mil litros de diesel poupados. Além disso, cortou em 45% as paradas emergenciais por perda de potência e eliminou 1.252 trocas de filtros. Com a maior eficiência operacional, a frota passou a dispensar a aditivação manual, o que reduziu riscos de segurança e padronizou a qualidade do abastecimento.

O Agritop já está presente em 40 grupos produtores do agronegócio, gerando alto impacto no resultado dos seus negócios. Esse diesel premium de alta performance é a melhor energia para o agro brasileiro, afirmou a Vibra. Os ganhos repercutem diretamente na agenda ambiental. Segundo a Vibra, a redução de consumo evitou a emissão de 863 toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente nos três meses do teste. Considerando toda a operação, o volume evitado de emissões chega a 2,3 mil toneladas de CO2 em todo o parque industrial da Santa Terezinha no período analisado.

Na projeção para 12 meses, o potencial de mitigação supera 12 mil toneladas de CO2. Com o resultado positivo comprovado, a Usina Santa Terezinha decidiu expandir o uso do Agritop para outras unidades antes da próxima safra. Segundo a Usina Santa Terezinha, o Agritop trouxe ganhos de eficiência em toda a cadeia, reduziu paradas de máquinas e eliminou processos manuais de aditivação que geram riscos e custos adicionais. É um produto que trouxe tranquilidade e resultados sustentáveis para o negócio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.