ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Nov/2025

Etanol: postura firme de vendedor sustenta preços

Em São Paulo, os preços dos etanóis anidro e hidratado seguem firmes há mais de um mês. O suporte continua vindo sobretudo da postura firme do vendedor em meio à baixa oferta de produto e à proximidade do encerramento da safra 2025/2026. Ainda que a semana passada tenha se iniciado com menos movimento em São Paulo, as chuvas em algumas regiões do Estado dão força aos preços. O volume de hidratado negociado pelas usinas de São Paulo caiu pela metade (55,4%) nos últimos sete dias.

Os compradores mostram menor interesse, especialmente devido às maiores aquisições fechadas em semanas anteriores. Em alguns casos, há registro de negócios de pré-vendas, fixando volumes para serem retirados no curtíssimo prazo (entressafra). A perspectiva para os próximos períodos (dezembro/2025 e janeiro/2026) é positiva, com preços firmes, até mesmo com a finalização da safra 2025/2026 para um número maior de unidades produtoras. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo está cotado a R$ 2,8554 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 1,13% nos últimos sete dias.

Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,2434 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), elevação de 1,05% no mesmo comparativo. Com os novos avanços dos preços dos etanóis e o recuo nos valores do açúcar, a vantagem do açúcar frente ao biocombustível está menor. Em São Paulo, nos últimos sete dias, o valor do açúcar é 11% maior que o do hidratado e apenas 1,98% acima do anidro. Entre os dois etanóis, o preço do anidro é 8,8% superior ao do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.