24/Nov/2025
O Banco do Brasil e o Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) firmaram parceria para desenvolver uma linha de crédito voltada a projetos de mitigação das mudanças climáticas, com foco nos setores de biocombustíveis e transmissão de energia. O acordo foi formalizado por meio de memorando de entendimento, assinado no âmbito da COP30.
A iniciativa visa a impulsionar investimentos que contribuam para reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar o uso de energias limpas e fortalecer a segurança energética global. Por meio desta iniciativa, a ideia é acelerar investimentos que não apenas reduzam as emissões de gases de efeito estufa, mas que também fortaleçam a segurança energética e fomentem o crescimento econômico.
Esta colaboração reforça o papel do Banco do Brasil no financiamento de energias renováveis, na promoção de soluções inovadoras para um futuro de baixo carbono, em linha com a liderança do Brasil em energias renováveis e os esforços globais rumo à neutralidade de carbono. O JBIC é uma instituição financeira de propriedade integral do governo japonês. No texto, o Banco do Brasil afirma que a cooperação combina sua experiência em crédito sustentável e agronegócio com a expertise japonesa em tecnologia e eficiência energética. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.