24/Oct/2025
Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (23/10) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em março/2025 subiu 19 pontos (1,26%), e fechou a 15,29 centavos de dólar por libra-peso. A forte alta do petróleo deu suporte aos preços, já que estimula o setor sucroenergético a produzir mais etanol em detrimento do açúcar.
Há também um movimento de correção técnica, após perda acumulada de 4% nas duas sessões anteriores. Alguns analistas destacaram que os preços deprimidos do açúcar poderiam, de fato, levar a novas reduções ou até a uma reversão do mix açucareiro entre as usinas do Centro-Sul. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), o mix açucareiro na região já vem diminuindo há três quinzenas consecutivas.
A combinação de um grande saldo vendido, preços bastante baixos e possibilidade de reversão do mix pode estar levando fundos a cobrir posições vendidas, o que vem dando sustentação aos preços. Além disso, o encerramento da safra por usinas do Centro-Sul deve se intensificar neste mês, o que tende a reduzir o fluxo de oferta física de açúcar.