21/Oct/2025
A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) afirmou que a descarbonização se manterá como o maior desafio da aviação nos próximos 25 anos, superando crises históricas como a pandemia de Covid-19. A principal alternativa para reduzir as emissões, o combustível sustentável de aviação (SAF), segue distante de se consolidar, com desafios adicionais na América Latina. Não há produção efetiva de SAF na região e tampouco projetos em andamento com escala comercial. Enquanto isso, há leis em outras partes do mundo, como nos Emirados Árabes, que estabelecem meta obrigatória de 1% de SAF a partir de 2027, algo extremamente difícil de cumprir. Os obstáculos determinantes são o elevado custo, baixa oferta e falta de políticas públicas que incentivem a produção regional. Globalmente, menos de 1% da demanda por querosene de aviação pode ser atendida por SAF atualmente.
No entanto, há alternativas complementares mais ágeis. Pode-se, por exemplo, avançar com melhorias na eficiência operacional e com o apoio dos governos para reduzir emissões de forma mais rápida. A agenda ambiental não pode ser tratada isoladamente das questões econômicas e sociais que afetam a aviação na América Latina. É preciso equilibrar a proteção ambiental com conectividade e desenvolvimento econômico. Falta maturidade técnica e políticas públicas adequadas. Apesar dos obstáculos, o setor não pode desistir da descarbonização. É um desafio caro, complexo e de longo prazo, mas inevitável. A descarbonização é o maior desafio enfrentado pelo setor, superando a crise da Covid-19. O importante é avançar com realismo, sem perder de vista o objetivo de construir uma aviação mais limpa e sustentável para as próximas gerações. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.