20/Oct/2025
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a gasolina no Brasil voltou a ficar 10% mais cara do que no mercado internacional, acompanhando os preços deprimidos do petróleo, enquanto o diesel permanece mais barato no Brasil do que no exterior. Para atingir a paridade de importação (PPI), a gasolina poderia ter uma queda de R$ 0,28 por litro e o diesel uma alta de R$ 0,11 por litro nas refinarias da Petrobras.
A estatal está praticando subsídio cruzado, compensando a perda com o diesel com os ganhos da gasolina. E se reduzir o preço da gasolina, poderá ter que aumentar o diesel. O último reajuste concedido pela estatal para a gasolina foi em junho, uma queda de R$ 0,17 por litro, e do diesel ocorreu em maio, reduzido em R$ 0,16 por litro. Também o Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie) estima em 10% a diferença dos preços da gasolina no mercado interno e externo, enquanto o diesel estaria com um preço 1,43% menor.
Segundo a StoneX, o petróleo está refletindo um possível arrefecimento do conflito Rússia/Ucrânia. O principal fator baixista está na confirmação de que o presidente dos Estados Unidos e o presidente da Rússia devem ter um novo encontro ao longo das próximas semanas para discutir a possibilidade de um novo acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.