ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Oct/2025

SAF: Reduc obtém certificado HEFA para produção

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, no Rio de Janeiro, é a primeira no Brasil certificada para produzir e comercializar combustível sustentável de aviação (SAF) pela rota HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids) de coprocessamento, reconhecida internacionalmente como uma solução estratégica para a descarbonização do setor aéreo. A certificação foi anunciada na quarta-feira (15/10) pela estatal.

A partir de 2027, as companhias aéreas no Brasil devem começar a usar, obrigatoriamente, esse tipo de combustível em voos internacionais, com base na Lei do Combustível do Futuro e na fase obrigatória do Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (Corsia). Segundo a Petrobras, a certificação ISCC Corsia assegura padrões rigorosos de sustentabilidade e rastreabilidade para a redução de emissões de gases de efeito estufa nos mercados internacionais do setor de aviação.

O processo de certificação foi iniciado após a obtenção da autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a produção de SAF, em maio deste ano, culminando na emissão do certificado pela ISCC em outubro. O SAF pode substituir diretamente o querosene de aviação convencional sem necessidade de modificações nas aeronaves ou na infraestrutura de abastecimento. Isso torna o combustível uma solução prática e rápida para reduzir as emissões do setor aéreo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.