ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Sep/2025

Carro Elétrico: vendas da BYD avançam na Europa

As vendas da BYD na Europa triplicaram em agosto, um sinal de que os clientes estão adotando sua linha de veículos elétricos (EVs) e híbridos enquanto a gigante automotiva chinesa continua a se expandir no continente. Os novos registros de carros para os modelos da BYD, um reflexo das vendas, triplicaram em relação ao ano anterior, chegando a 9.130 veículos em toda a União Europeia no mês passado, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Quando incluídos o Reino Unido, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, as vendas mais que triplicaram para 11.455 veículos. A SAIC Motor, a montadora estatal chinesa, também registrou um crescimento robusto nas vendas.

Os novos registros de carros em agosto para seus modelos saltaram 59%, para 12.822 veículos na União Europeia, de acordo com a ACEA. Os números mostram que a BYD e a SAIC Motor continuam a ganhar participação de mercado europeu, onde as montadoras chinesas têm se expandido agressivamente graças às suas linhas de veículos elétricos relativamente baratas e variadas, enquanto alguns rivais europeus lutam para convencer os clientes a fazerem a transição para os EVs. A ACEA começou a incluir a BYD em seus dados mensais quando revelou que a empresa havia vendido mais carros na Europa do que a Tesla em julho.

Os registros na União Europeia para a fabricante de veículos elétricos de Elon Musk caíram 37% em agosto, para 8.220 veículos, estendendo uma sequência de vendas mensais decepcionantes este ano. A queda nas vendas da Tesla na União Europeia em agosto ocorreu mesmo com a melhora do mercado de EVs no bloco como um todo. As vendas de veículos elétricos a bateria aumentou 30% em relação ao ano anterior, com um crescimento de 46% na Alemanha. Os registros de carros híbridos elétricos aumentaram 14%, enquanto os modelos híbridos plug-in cresceram 54,5%.

De fato, as montadoras chinesas estão avançando no mercado internacional e tentando superar marcas locais dentro de seus próprios países. Esse movimento acontece atualmente na Alemanha, onde a BYD tem investido pesadamente em sua expansão. Segundo a Automobilwoche, além da troca de profissionais, vários concessionários da Stellantis no país já aderiram à rede da BYD. Embora tenha emplacado menos de 8.600 veículos na Alemanha até agosto, a BYD vem acelerando sua rede de distribuição. Há poucas semanas eram apenas 26 concessionárias, mas hoje o número já ultrapassa 50 e a meta é alcançar 120 até o fim do ano.

Os planos para 2026 são ainda mais ambiciosos: chegar a 300 pontos de venda, volume considerado como o mínimo necessário para conquistar participação relevante no mercado. Porém, alguns sinais de alerta já surgem. Um revendedor declarou que a expansão está acontecendo rápido demais e pode não ser sustentável. Além disso, apenas 12% dos registros de novos carros foram feitos por clientes particulares, o que indica que grande parte das vendas foi para empresas de frotas e locadoras. A procura supera a capacidade atual de atendimento. A meta é chegar o quanto antes a 50 mil unidades vendidas na Alemanha. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.