24/Sep/2025
Dados de agosto divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que a demanda total por combustíveis ficou 1% abaixo do volume registrado no mesmo mês de 2024. A XP destaca que o espaço deixado por distribuidoras regionais e postos de bandeira branca, cuja fatia encolheu 1,3% em agosto, foi ocupado principalmente pela Raízen. A companhia ganhou 1% na participação total frente a julho, impulsionada por avanços de 1,4% no diesel e 0,7% no etanol.
O ganho concentrou-se no segmento B2B, responsável por 2,3% desse incremento, mas também houve expansão de 0,6% no varejo. O recuo dos dados mensais refletiu a queda de 2% nas vendas de diesel e de 1% nos volumes do Ciclo Otto. Dentro desse ciclo, a participação do etanol passou para 23%, com retração de 6% nos volumes e perda de 1,3% em relação ao ano anterior, enquanto a gasolina avançou 1%. A Ipiranga, marca da Ultrapar, apresentou desempenho sólido em todos os segmentos analisados, elevando em 0,3% sua fatia nos postos bandeirados, 0,4% nos bandeira branca e 0,1% no B2B.
A Vibra manteve a participação praticamente estável, com variação negativa de 0,1% no consolidado. Porém, o aumento de 0,8% na presença do etanol e ganho de 1,4% no B2B foi compensado por perda de 1,5% nos postos brancos. No acumulado dos últimos seis meses, as distribuidoras regionais e bandeira branca já perderam 3,3% de mercado, um sinal de que a disputa permanece acirrada, sobretudo nos grandes clientes corporativos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.