29/Aug/2025
Brasil e México firmaram acordo de cooperação em produção e uso de biocombustíveis com intercâmbio de tecnologias no segmento. A Declaração de Intenções em Matéria de Cooperação Bilateral foi anunciada durante reunião entre o secretário de Relações Exteriores do México, Juan Ramón de la Fuente, o secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard Casaubon, com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, durante a missão do governo brasileiro ao país. O acordo tem como objetivos impulsionar o crescimento "ordenado e regulamentado" do setor no México, com base na experiência brasileira na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.
O Brasil é o maior produtor e exportador de cana-de-açúcar do mundo e se destaca no avanço do uso dos biocombustíveis com adição de etanol à gasolina. Em paralelo, o México busca fazer a transição da sua matriz energética de transportes. A declaração também prevê o avanço no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF). O presidente Lula tem como missão ampliar as oportunidades entre Brasil e México com um viés que vai muito além da relação comercial de alimentos, integrando também o pacto global contra a fome.
O objetivo é aumentar a oferta de alimentos, cada vez mais saudáveis e acessíveis, e fortalecer essa parceria estratégica, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a reunião com o secretário de Economia. Os países também assinaram um Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Matéria de Promoção de Investimentos e Fortalecimento de Capacidades entre a Secretária da Economia do México e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O acordo visa facilitar o comércio de bens, serviços e investimentos entre os países. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.