ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Aug/2025

Açúcar: futuros em baixa com realização de lucros

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quarta-feira (13/08) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 recuou 9 pontos (0,53%), e fechou a 16,85 centavos de dólar por libra-peso. Os preços foram pressionados por um movimento de realização de lucros e ajuste técnico, depois dos ganhos acumulados nas três sessões anteriores. Além disso, o recuo do petróleo pesou sobre as cotações, piorando a competitividade relativa do etanol.

Uma leve alta do dólar ante o Real também contribuiu para o viés negativo, estimulando as exportações das usinas brasileiras. Contudo, fatores altistas limitaram os movimentos de baixa. Relatos recentes de geadas em principais regiões produtoras do Brasil reforçaram o sentimento de alta no mercado. Um 'buzz' altista surgiu em vários mercados de commodities softs. Temperaturas abaixo de zero podem causar danos relevantes às lavouras, pressionando os fundamentos do açúcar no curto prazo.

Junto a isso, há dúvidas em relação ao rendimento agrícola dos canaviais brasileiros. O índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) na safra 2025/2026 acumula 122,19 Kg por tonelada, o menor nível em nove anos. O Itaú BBA revisou para baixo a estimativa de produção no Centro-Sul brasileiro em 1 milhão de toneladas, para 39,8 milhões de toneladas, e destacou que problemas climáticos, como o inverno chuvoso após um 2024 seco, prejudicam a concentração de açúcar e a produtividade agrícola.